Que tipo de competidor você é?

28 de dezembro de 2009 às 00:10
Por Américo José da Silva Filho - www.administradores.com.br

Além da competição existente no mercado entre as empresas, também há a competição de profissionais que buscam uma oportunidade de trabalho e ainda entre as pessoas que já estão nas organizações e lutam por novos cargos e melhores salários.

Para enfrentar a concorrência as empresas precisam melhorar sua produtividade e, por isso, exigem cada vez mais empenho, iniciativa e colaboração dos seus funcionários. Isto gera uma competição entre os seus próprios profissionais, que se empenham para apresentar um trabalho melhor e serem reconhecidos. Esta é uma realidade do mercado atual, mas tem dois lados: um saudável e outro nem tanto.

A competição não saudável é aquela feita pelo profissional que luta para conseguir uma posição melhor mesmo à custa dos seus colegas. Mais do que apresentar um bom trabalho, ela se baseia nas intrigas, no popular “puxar-o-tapete”, e em se apoderar dos méritos dos outros. Já a competição saudável é inerente ao ser humano. Não existe nada de errado nisto, pelo contrário, é graças a ela ocorre o desenvolvimento das empresas e das nações.

Na verdade, profissionais competitivos e eficientes são aqueles que agem com ética e respeitam seus colegas de trabalho, chefes, subordinados e clientes; possuem espírito de equipe e agregam valor à empresa e contribuem com a integração e colaboração no ambiente de trabalho. Além disso, são pró-ativos e não meros “tarefeiros” (cumpridores de tarefas); buscam o desenvolvimento constante, seja por meio de cursos e especializações e também mostram empenho e assiduidade. Isto não quer dizer que ele deve ficar após o expediente, mesmo porque muitos fazem isto apenas para impressionar, mas deve mostrar prontidão quando sentir que sua presença pode ser útil para os objetivos da empresa.

Para avaliar o quanto você está preparado para realizar uma competição saudável, faça o teste abaixo, colocando um “x” de acordo como você age na maioria das situações.

Que tipo de competidor você é?

Afirmação

Sempre

Quase sempre

Raramente

1. Crio e aproveito as oportunidades para o meu autodesenvolvimento (estudo, treinamentos, etc.)




2. Demonstro boa vontade mesmo quando preciso realizar um trabalho que não seja de minha responsabilidade




3. Desenvolvo trabalhos em equipe independentemente de simpatia pelas pessoas




4. Estou comprometido com os objetivos da empresa




5. Evito “pular” por cima do meu chefe imediato




6. Faço com que os clientes da minha empresa ganhem mais com os nossos produtos e serviços




7. Faço sugestões e críticas diretamente às pessoas envolvidas




8. Faço um esforço extra quando necessário




9. Leio tudo que se refira ao segmento de atuação da minha empresa




10. Mesmo não trabalhando na área de vendas, procuro fazer algo que facilite a venda de nossos produtos e serviços




11. Preocupo-me muito mais em dar sugestões do que em criticar




12. Procuro saber qual a tendência de atuação da empresa




13. Quando as pessoas fazem trabalhos de qualidade, eu as elogio




14. Não assumo como meu trabalhos realizados por outras pessoas




15. Transmito informações e conhecimentos aos meus colegas e subordinados




TOTAL






Some o número de "x" marcados em cada coluna e escreva o total no campo correspondente.

* Soma de “Sempre” maior que a soma de “Quase sempre” e “Raramente” juntos: Parabéns! Você é uma pessoa competitiva e que respeita seus colegas.


* Soma de “Quase sempre” com e “Raramente” maior que “Sempre”: Lembre-se que as empresas valorizam os profissionais competitivos e que sabem trabalhar em equipe. Utilize o teste acima para refletir sobre melhorias que podem ser importantes para seu sucesso profissional.


"Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar." (Anatole France)

Américo José da Silva Filho - consultor do IDORT/SP, especialista em Recursos Humanos e motivação de profissionais.

Related Posts with Thumbnails

0 comentários

Postar um comentário

Indicadores / Cotação

Recados

Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Newsletter

Digite seu e-mail e receba as atualizações periódicas do Blog do ADMINISTRADOR

Blog do ADMINISTRADOR