Que tipo de competidor você é?
28 de dezembro de 2009 às 00:10
Por Américo José da Silva Filho - www.administradores.com.br
Além da competição existente no mercado entre as empresas, também há a competição de profissionais que buscam uma oportunidade de trabalho e ainda entre as pessoas que já estão nas organizações e lutam por novos cargos e melhores salários.
Para enfrentar a concorrência as empresas precisam melhorar sua produtividade e, por isso, exigem cada vez mais empenho, iniciativa e colaboração dos seus funcionários. Isto gera uma competição entre os seus próprios profissionais, que se empenham para apresentar um trabalho melhor e serem reconhecidos. Esta é uma realidade do mercado atual, mas tem dois lados: um saudável e outro nem tanto.
A competição não saudável é aquela feita pelo profissional que luta para conseguir uma posição melhor mesmo à custa dos seus colegas. Mais do que apresentar um bom trabalho, ela se baseia nas intrigas, no popular “puxar-o-tapete”, e em se apoderar dos méritos dos outros. Já a competição saudável é inerente ao ser humano. Não existe nada de errado nisto, pelo contrário, é graças a ela ocorre o desenvolvimento das empresas e das nações.
Na verdade, profissionais competitivos e eficientes são aqueles que agem com ética e respeitam seus colegas de trabalho, chefes, subordinados e clientes; possuem espírito de equipe e agregam valor à empresa e contribuem com a integração e colaboração no ambiente de trabalho. Além disso, são pró-ativos e não meros “tarefeiros” (cumpridores de tarefas); buscam o desenvolvimento constante, seja por meio de cursos e especializações e também mostram empenho e assiduidade. Isto não quer dizer que ele deve ficar após o expediente, mesmo porque muitos fazem isto apenas para impressionar, mas deve mostrar prontidão quando sentir que sua presença pode ser útil para os objetivos da empresa.
Para avaliar o quanto você está preparado para realizar uma competição saudável, faça o teste abaixo, colocando um “x” de acordo como você age na maioria das situações.
Que tipo de competidor você é?
Afirmação | Sempre | Quase sempre | Raramente |
1. Crio e aproveito as oportunidades para o meu autodesenvolvimento (estudo, treinamentos, etc.) |
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2. Demonstro boa vontade mesmo quando preciso realizar um trabalho que não seja de minha responsabilidade |
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3. Desenvolvo trabalhos em equipe independentemente de simpatia pelas pessoas |
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4. Estou comprometido com os objetivos da empresa |
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5. Evito “pular” por cima do meu chefe imediato |
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6. Faço com que os clientes da minha empresa ganhem mais com os nossos produtos e serviços |
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7. Faço sugestões e críticas diretamente às pessoas envolvidas |
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8. Faço um esforço extra quando necessário |
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9. Leio tudo que se refira ao segmento de atuação da minha empresa |
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10. Mesmo não trabalhando na área de vendas, procuro fazer algo que facilite a venda de nossos produtos e serviços |
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11. Preocupo-me muito mais em dar sugestões do que em criticar |
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12. Procuro saber qual a tendência de atuação da empresa |
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13. Quando as pessoas fazem trabalhos de qualidade, eu as elogio |
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14. Não assumo como meu trabalhos realizados por outras pessoas |
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15. Transmito informações e conhecimentos aos meus colegas e subordinados |
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TOTAL |
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Some o número de "x" marcados em cada coluna e escreva o total no campo correspondente.
* Soma de “Sempre” maior que a soma de “Quase sempre” e “Raramente” juntos: Parabéns! Você é uma pessoa competitiva e que respeita seus colegas.
* Soma de “Quase sempre” com e “Raramente” maior que “Sempre”: Lembre-se que as empresas valorizam os profissionais competitivos e que sabem trabalhar em equipe. Utilize o teste acima para refletir sobre melhorias que podem ser importantes para seu sucesso profissional.
"Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar." (Anatole France)
Américo José da Silva Filho - consultor do IDORT/SP, especialista em Recursos Humanos e motivação de profissionais.
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