Executivos são investigados por lucro na Bolsa com dados privilegiados

18 de fevereiro de 2010 às 16:04
Folha Online


A Justiça Federal de São Paulo investiga executivos e sócios da empresa gaúcha Randon por lucrarem na Bolsa de Valores de São Paulo com informações privilegiadas sobre sociedade com o grupo norte-americano ArvinMeritor, informou nesta quinta-feira o MPF (Ministério Público Federal), em São Paulo.

Serão processados pelo crime, chamado de "insider trading", seis pessoas, entre sócios e executivos. Procurada, a Randon informou que não irá se pronunciar enquanto não for oficialmente notificada.

Segundo o MPF, os seis são acusados de adquirirem 754 mil ações da Randon e de outra empresa do grupo, a Fras-Le, entre 05 de junho de 2002 e 19 de julho de 2002 -- cerca de dois meses antes de anunciarem a entrada da empresa Arvin Meritor Inc como sócia do grupo brasileiro. A declaração oficial só foi feita por meio de fato relevante, publicado em 15 de agosto de 2002.

"Na época em que adquiriram as ações, como diretores e sócios da empresa brasileira, os acusados já sabiam da sociedade com os americanos", informou o Ministério Público em nota. As ações tiveram valorização de 120% nos 12 meses após a entrada da Arvin Meritor no grupo brasileiro.

O processo foi proposto em maio de 2009 pelo MPF em Caxias do Sul e chegou à 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, onde o lucro foi auferido no mercado de ações.

Para o juiz substituto Marcelo Costenaro Cavali, da 6ª Vara Federal, "a ofensa é direta e frontal a bem ou interesse da União, eis que a utilização da informação privilegiada gera a desconfiança de todos os atores do mercado, o que pode implicar na alteração dos investimentos realizados, com prejuízos evidentes ao país", assinalou na decisão em que recebeu a denúncia.

Trata-se da segunda ação penal de insider trading aberta pela Justiça Federal de São Paulo. A primeira foi em 2009, contra executivos da Sadia e do Banco ABN-Amro, que teriam lucrado no mercado de ações americano com informações privilegiadas, obtidas no Brasil, sobre a oferta de compra da Perdigão, pela concorrente.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u695640.shtml

Related Posts with Thumbnails

0 comentários

Postar um comentário

Indicadores / Cotação

Recados

Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Newsletter

Digite seu e-mail e receba as atualizações periódicas do Blog do ADMINISTRADOR

Blog do ADMINISTRADOR