Hora de investir em tecnologia

18 de fevereiro de 2010 às 00:08
Por Robinson Klein - www.administradores.com.br


Quando a crise econômico-financeira pairava como prenúncio de tempestade sobre o mundo, mantivemos a calma, investimos no aperfeiçoamento de nossa infraestrutura e continuamos a contratar profissionais qualificados.

O medo não foi maior do que a avaliação serena da realidade. Superada aquela crise, houve certa euforia no Brasil. Autoridades alardeavam que todas as ameaças haviam terminado, e indicavam um futuro brilhante para o País, com crescimento sustentado, geração de emprego e renda. Muitos analistas internacionais passaram a dizer que o Brasil seria a bola da vez, no sentido positivo.

Isso nos força, novamente, a propor calma na análise. Se você é um micro ou pequeno empresário, não pode embarcar nesta visão rósea da realidade. Haverá crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), sem dúvida, talvez até expressivo – as projeções vão de 4% a 5%.

Não se deve, contudo, deixar a euforia pós-crise nos fechar os olhos para realidades que temos de enfrentar. Estamos em um ano eleitoral, e eleições presidenciais podem significar mudanças na condução da política macroeconômica. Isso não é ruim nem bom, depende de quem e de como as mudanças serão feitas.

Há dificuldades em alguns países europeus, notadamente na Grécia, que têm provocado oscilações nas Bolsas de Valores. Temos, ainda, um pé atrás com relação à recuperação da economia norte-americana, pois podem surgir esqueletos financeiros ainda não exumados.

A mensagem não é ‘não invista’, é ‘invista prioritariamente em tecnologia e qualificação de pessoal’ para realimentar seus negócios. Antes de pensar em gastos adiáveis, concentre-se no aperfeiçoamento de seus processos. Procure ralos que escoem seus lucros e evite perdas.

Acima de tudo, é uma boa hora para avaliar a estrutura de Tecnologia da Informação de sua empresa, do micro aos softwares, da rede aos periféricos, com foco no software de gestão administrativa.

Se você teve de economizar muito em 2009, postergando investimentos tecnológicos, recomece a investir. O crescimento do PIB só será bem aproveitado pelas empresas que estiverem aptas a produzir com qualidade, preço competitivo, excelente distribuição e logística.

Não sabemos quanto tempo durará a trégua econômica. Então, vamos acelerar na direção da qualidade e dos resultados financeiros. Aprendemos, com a crise mais recente, que tempestades podem ocorrer a qualquer momento, e que seus efeitos são mais ou menos nocivos de acordo com o arsenal que tivermos para nos proteger.



Robinson Klein - Diretor da Rede Cigam

Related Posts with Thumbnails

0 comentários

Postar um comentário

Indicadores / Cotação

Recados

Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Newsletter

Digite seu e-mail e receba as atualizações periódicas do Blog do ADMINISTRADOR

Blog do ADMINISTRADOR