Dificuldades em tempos de crescimento

Em pleno momento de prosperidade, há escassez de pessoas qualificadas e sobram posições nas empresas

Por Barbara Palmero, www.administradores.com.br

Fase de crescimento econômico como a que estamos vivendo é sempre um desafio para os gestores, porque neste momento aparecem nossas fragilidades e as necessidades negligenciadas ganham relevo.
Ao longo da minha atividade profissional, seja como gestora ou agora, como coach, percebo que um dos fatores críticos para o sucesso de um profissional é seu grau de conhecimento, habilidade e maturidade.

Por maturidade estou entendendo um conjunto de características pessoais que indiquem condição emocional adequada para lidar com frustrações e situações complexas, postura ética, capacidade de sustentar posições difíceis e impopulares, capacidade de manter a logicidade e a retidão de caráter diante dos inevitáveis dilemas que a vida corporativa nos apresenta, enfim, capacidade de liderar a si próprio, outras pessoas e equipes.

É neste contexto que aparece o quadro paradoxal: em pleno momento de prosperidade, há escassez de pessoas qualificadas e sobram posições nas empresas.

Na minha experiência, mesmo nos períodos de recessão ou de estagnação, por exemplo durante aquela que ficou conhecida como a década perdida, mesmo lá, faltava gente!

Não faltam candidatos, não falta gente ambiciosa, por vezes não falta talento. Falta gente que seja capaz de associar às diferentes competências técnicas as competências essenciais.

Não que seja fácil encontrar nos profissionais os requisitos técnicos, afinal temos estruturalmente um problema grave na educação e aproximadamente 30% da população sofre com analfabetismo funcional. Ainda assim, é possível com certa facilidade identificar o grau de domínio técnico deste profissional, suas possíveis lacunas e investir, treinar e desenvolver o que lhe falta.

É verdade que os gestores de um modo geral dão prevalência às competências técnicas porque elas produzem resultados no curto prazo. Como na vida corporativa o que se nota são os impactos no agora, contratam-se profissionais que serão um grande problema no futuro. Ou seja, negligenciamos o risco de uma contratação inadequada e depois temos que nos haver com toda a sorte de desvios.

Entretanto, quando buscamos mais que apenas as competências técnicas e nos deparamos com os chamados perfis pessoais, temos enorme dificuldade de identificar, atrair e reter as pessoas "certas".
Aí entra a escassez.

Falta aquilo que deveria ser fator de base, faltam condições essenciais para uma vida bem sucedida no trabalho, como discernimento, capacidade de análise e julgamento, logicidade sobre pressão, resiliência, empatia, sensibilidade interpessoal, capacidade de diálogo verdadeiro, capacidade para aprender e ensinar, enfim, faltam as capacidades que levam à construção dos alicerces para que o crescimento se sustente.

Hoje, uma das maneiras mais eficazes para que as lacunas do desenvolvimento pessoal possam ser endereçadas é o coaching. Ele tem se apresentado como uma importante ferramenta de gestão porque produz resultados e modificação nos comportamentos. Modifica as competências essenciais.

O coach trabalha nas competências essenciais e alcança resultados porque o processo é conduzido na base da aliança, na verdade e na confiança entre os envolvidos.

Em momentos como este, de muitas oportunidades no mercado, alguns se vêem forçados a encarar suas lacunas. Nesta reflexão, podem decidir que uma ajuda especializada seria bem vinda e é neste sentido que o coaching ganha espaço no desenvolvimento dos gestores.

Em tempos de crescimento econômico o que se nota é a grande mobilidade dos profissionais mais preparados e maior necessidade de retenção dos profissionais críticos para o sucesso do empreendimento. Não por acaso, algumas empresas têm adotado o coaching como uma forma de retenção e também não por acaso alguns profissionais têm procurado no coaching sua chance de requalificação.

O tempo agora é de muito trabalho!

Barbara Palmero - psicóloga,coach com formação internacional em Coaching Integrado, diretora da Óctuplos Desenvolvimento Humano (www.octuplos.com.br)

http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/dificuldades-em-tempos-de-crescimento/42798/

Related Posts with Thumbnails

0 comentários

Postar um comentário

Indicadores / Cotação

Recados

Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Newsletter

Digite seu e-mail e receba as atualizações periódicas do Blog do ADMINISTRADOR

Blog do ADMINISTRADOR