Brasil é melhor aposta depois de China, dizem investidores

27 de fevereiro de 2010 às 22:32
Terra


Apesar do sentimento de que os ativos brasileiros podem já ter ido longe demais, ainda há muita riqueza a ser explorada no país. De recursos naturais a uma classe média emergente, o Brasil continua sendo uma das melhores apostas para investidores norte-americanos.

"O Brasil é bastante visto como a economia que mais rapidamente se desenvolve depois da China e com muito mais confiança no governo, quase não importando quem vencerá a eleição que se aproxima", disse Michael Fitzgerald, presidente da área de ativos globais e de América Latina do Milbank, Tweed, Hadley & McCloy LLP.

Nos últimos anos, o Brasil consolidou sua posição como uma das principais economias do mundo. O país recuperou-se rapidamente de uma breve recessão no ano passado e, para este ano, espera-se que a economia cresça mais de 5%.

Dentre os mercados emergentes da América Latina, o Brasil é o maior, mais desenvolvido e no caminho para um crescimento econômico mais forte.

Além disso, o Brasil se beneficiará da força da demanda dos consumidores, de mais investimentos e de uma recuperação nos preços das commodities, de acordo com Shelly Shetty, analista sênior da Fitch.

"A oportunidade no Brasil vai além da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos", afirmou Richard Kang, diretor de pesquisa da Emerging Global Advisors.

"O governo brasileiro tem prometido recursos para expansão em infraestrutura, e é de interesse do governo, do crescente setor privado do país e do cidadão comum que isso aconteça, e aconteça rápido."

O Emerging Global Shares lançou na quarta-feira o primeiro fundo negociado em bolsa dedicado à infraestrutura brasileira. O fundo investe em 30 das maiores companhias negociadas em bolsa ligadas à indústria de infraestrutura do país, com uma média de capitalização de mercado de US$ 11,7 bilhões.

"A classe média brasileira tem mais dinheiro no bolso. Vai exigir melhores estradas para suas motos e carros, vai exigir que haja infraestrutura", disse Kang.

O Brasil é também um dos principais fornecedores de matérias-primas para a China. Como economia de maior crescimento do mundo, o país asiático tem funcionado como um "colchão" para a maior parte dos países exportadores da América do Sul.

Essa é uma das razões pela qual o Brasil conseguiu sair da crise financeira global em condições mais favoráveis que muitos países desenvolvidos.

"A área do grande desenvolvimento de capital não está em países desenvolvidos. A maior parte da rápida formação de capital do mundo está nos países emergentes, principalmente nos maiores, como o Brasil", afirmou Fitzgerald, do Milbank.

Fonte: http://economia.terra.com.br/noticias

Related Posts with Thumbnails

0 comentários

Postar um comentário

Indicadores / Cotação

Recados

Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Newsletter

Digite seu e-mail e receba as atualizações periódicas do Blog do ADMINISTRADOR

Blog do ADMINISTRADOR