Redes Sociais lideram o uso da internet para fins pessoais no Brasil

Digite aqui o 08 de fevereiro de 2010 às 00:08
Por Redação Administradores - www.administradores.com.br


Foi divulgada uma recente pesquisa que aponta as redes sociais como a principal razão que leva quase metade dos brasileiros a utilizarem a internet em seus momentos de lazer. Orkut, Facebook, Twitter e MySpace foram apontados como as principais redes sociais utilizadas por 47% dos internautas quando acessam a web para fins pessoais. Esse percentual é ainda maior entre as mulheres (53%).

O estudo revelou também que a segunda atividade mais executada nos momentos pessoais na internet é a troca de e-mails com familiares ou amigos (44%). Empatadas em terceiro, com 40%, estão o acesso a informações gerais, como sites de busca, enciclopédias colaborativas ou números de telefone, e a leitura de notícias.

A pesquisa faz parte do estudo global “Internet Use” e foram medidas pela GfK Brasil, instituto de pesquisa, que entrevistou 1.000 brasileiros com mais de 18 anos de 12 capitais ou regiões metropolitanas.

O estudo também conferiu a opinião dos brasileiros em relação ao pagamento para acessar conteúdos na internet, a exemplo do que aconteceu em outros países. A grande maioria das pessoas (80%) espera que o conteúdo da Internet continue sendo oferecido gratuitamente. Para isso, a maior parte (56%) não se importaria que os provedores se utilizassem da venda de espaço publicitário ou outras ferramentas de marketing para cobrir seus custos e ainda ter lucro, já 24% querem o conteúdo gratuito e sem propagandas.

Apenas 5% estão dispostos a pagar por conteúdos específicos na Internet, mesmo que as páginas apresentem propagandas e 4% estão dispostos a pagar por conteúdo desde que ele não tenha propagandas.

Confira o gráfico com as atividades que os brasileiros mais utilizam para fins pessoais:



Dados da pesquisa pelo mundo

O estudo completo também abrange os Estados Unidos e 16 países europeus (Alemanha, Bélgica, Bulgária, Espanha, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Suécia e Turquia). Foram entrevistados cerca de 17 mil pessoas nesses países.

Na comparação com o uso de internet para fins pessoais, os dados internacionais mostram que enviar e-mails é a atividade mais utilizada pelos entrevistados (55%). O uso de sites de busca e enciclopédias colaborativas está logo atrás (54%), em segundo lugar. Em terceiro lugar está a leitura de notícias (39%).

A procura de informações na Internet é muito usual nos Estados Unidos: 59% afirmam que utilizam predominantemente a rede mundial de computadores para este fim, enquanto quase a mesma porcentagem se corresponde com amigos ou conhecidos. Já os entrevistados da Europa Central e Europa Oriental preferem usar a Internet para ler as últimas notícias (69%), enquanto o e-mail e a busca de informação assumem segundo e terceiro lugar (48% e 45%, respectivamente).

As redes sociais ficaram apenas em quarto lugar no ranking, em relação aos países pesquisados, uma vez que 25% dos internautas estão em uma comunidade do gênero.

O estudo indicou também que os internautas valorizam a Internet e os serviços que ela oferece. Cerca de metade dos entrevistados acredita que ela tem efeitos sociais positivos, um terço avalia a influência da Internet como neutra e apenas 13% temem que ela tenha um impacto negativo sobre o seu país e a população.

Related Posts with Thumbnails

0 comentários

Postar um comentário

Indicadores / Cotação

Recados

Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Newsletter

Digite seu e-mail e receba as atualizações periódicas do Blog do ADMINISTRADOR

Blog do ADMINISTRADOR