Dinheiro, tempo, saúde, estresse... Efeitos e consequência no desempenho profissional

Veja como o dinheiro, o tempo, uma vida pessoal equilibrada e o excesso de pressão no trabalho podem influenciar positivamente ou negativamente na vida de um profissional.

Por Fábio Bandeira de Mello, www.administradores.com.br

Pense rápido... O que influência o seu humor no trabalho e na sua vida pessoal? Certamente, essa será uma lista grande, com itens que vão desde cumprimentos de hábitos simples de rotina até questões que envolvem um grau de complexidade e exigência maior da sua atenção.

O ser humano busca para si a todo custo, encontrar um equilíbrio entre todos os quesitos que te fazem sentir bem. Uma boa carreira, dinheiro, família unida, ter saúde, tempo para fazer o que gosta e reconhecimento no que faz. Esses são apenas alguns dos principais pontos de uma "lista de satisfações".

Todos esses fatores se relacionam ao bem estar de vida das pessoas e tem efeitos e consequências também no desempenho profissional. Mas, a questão é como equilibrar todos esses pontos, e saber conviver com os problemas que aparecem naturalmente na rotina de cada pessoa?

Saber administrar os descompassos da vida não é tarefa fácil, e para alguns, isso se torna ainda mais visível. Surge a ansiedade, as frustrações, a falta de concentração e de criatividade. Os reflexos podem alcançar também a saúde física e mental da pessoa, gerando consequências negativas no relacionamento do trabalho e em casa.

Eduardo Shinyashiki, consultor, palestrante e autor do livro Viva Como Você quer Viver, da Editora Gente, explica que todos nós temos problemas e eles sempre vão existir, mas o diferencial é saber como "ver" e "enfrentar" essas situações. "A diferença é que muitos se concentram nos problemas, invés de se concentrar nas soluções. Quem não procura resultados, começa a gerar mais problemas e se torna uma pessoa chata, rotineira e que ninguém quer por perto".

Para o Master Coach José Roberto Marques, diretor presidente do Instituto Brasileiro de Coaching, "ter uma melhor qualidade de vida é uma questão de decisão, uma estratégia eficiente, além de poderosa atitude para se tornar um melhor profissional". O Coach diz também, que a teoria de corpo são e mente sã, é sim muito válida. "Sempre estimulo meus clientes a caminharem e realizarem atividades físicas. O bem-estar físico e a qualidade de vida equilibrada são fatores chave para profissionais de sucesso".

Falta dinheiro?
falta dinheiroNo mundo contemporâneo, o dinheiro se tornou um dos principais, estímulos reforçadores para as pessoas. A falta de estabilidade financeira cria um cenário de preocupação contínua e desgaste emocional, consequentemente as pessoas tendem a não exercer seu potencial incluindo os aspectos como criatividade, concentração, energia e foco.

"Quando eu penso em falta dinheiro, vejo que essa questão gera no profissional um sentimento de escassez no trabalho. É preciso ter capacidade de fazer diferente, inovar e buscar soluções para esse problema", ressalta o consultor Eduardo Shinyashiki. Ele cita um dos empresários mais bem sucedidos do Brasil, como exemplo de transformação. "O empresário Eike Batista, por exemplo, construiu seu ‘império' não possuindo muito capital, mas sim, investindo em idéias muito boas. Concentrou nos resultados e trabalhou muito para isso".

Não tem tempo para nada?
sem tempoUma das frases mais comuns que as pessoas costumam dizer quando a questão é tempo, justamente é "Não tenho tempo para nada".

De acordo com o Coach José Roberto, todos temos 24 horas no dia, agora, como cada um utiliza essas 24 horas, é que faz a diferença na vida e nos negócios. "Geralmente as pessoas gastam a maioria de seu tempo com tarefas emergenciais e circunstanciais. Uma tarefa diária poderosa é responder a seguinte questão todos os dias antes de dormir: Se eu pudesse reviver o dia de hoje, o que eu faria diferente? Dessa forma as pessoas podem obter insights poderosos de como utilizam seu tempo diariamente".

Já para Shinyashiki, as pessoas devem buscar melhor adaptar o seu tempo na rotina, e isso irá proporcionar uma melhor qualidade de vida. "Se pensarmos que alguém vive 65 anos, dorme em média 8 horas por dia, trabalha mais 8 horas e perde 3 horas fazendo suas necessidades básicas como alimentação e higiene, no fim da vida podemos dizer que sobra para essa pessoa, em torno de apenas três anos vagos. Esse tempo parece muito pequeno, por isso, a questão fundamental a ser vista é que deve ser melhor aproveitado os tempos já preenchidos. A grande sabedoria de um grande profissional é arrumar tempo para novas experiência e ser um verdadeiro líder de seu próprio destino".


Geração saúde sempre
geracao saudeA geracao saudesaúde é fator primordial para qualquer atividade. Pensando nisso, as empresas modernas já atuam para evitar esse desgaste natural nos seus comandados, trabalhando em diversas frentes para reduzir a carga de stress e outros males.

O coach José Roberto Marques conta que o fator humano é o diferencial competitivo das empresas de alta performance, e por isso, as empresas podem e devem buscar mecanismos para desenvolver seus colaboradores criando uma cultura organizacional com um clima agradável mantendo o bem-estar físico e psicológico. "Os mecanismos para isso são inúmeros: coaching, palestras, treinamentos, confraternizações e outros. Dessa formas as empresas evitam os principais problemas de saúde relacionados ao ambiente corporativo como: estresse, insônia, dores musculares e patologias de origem nervosa, psicológica ou emocional", ressalta

Mas, para Shinyashiki, antes mesmo da atitude da empresa nesse processo, cada profissional deve ter consciência que ele é o principal responsável pela sua saúde. Existem empresas que tem ioga, musculação, mas as pessoas não fazem. "É preciso se perguntar: onde você é o administrador da sua vida? É preciso pensar no futuro, na saúde e manter essa qualidade de vida".

Related Posts with Thumbnails

0 comentários

Postar um comentário

Indicadores / Cotação

Recados

Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Newsletter

Digite seu e-mail e receba as atualizações periódicas do Blog do ADMINISTRADOR

Blog do ADMINISTRADOR