REENGENHARIA X QUALIDADE TOTAL
Reengenharia é o termo usado para inovar o ambiente produtivo da empresa. Diante do atual mercado competitivo, onde os clientes são cada vez mais exigentes, requerem das empresas a busca incessante pela qualidade tanto do produto, quanto do serviço. Isso faz com que se repensem seus procedimentos operacionais. O objetivo é de tornar as pessoas e máquinas mais eficazes, reduzindo custos sem prejudicar produtos e serviços. Basicamente a ciência da Reengenharia é subdividida em três níveis de análise: Reengenharia de cargos ou tarefas, Reengenharia de processos e Reengenharia organizacional da empresa.
Reengenharia organizacional trata-se de replanejar a empresa como um todo, traçando novas estratégias competitivas. Já a Reengenharia de processos, enxuga os processos ou procedimentos que envolvem a operação global da empresa. Por fim, a Reengenharia de tarefas ou cargos refere-se a alterações das funções de modo a aumentar a contribuição de cada colaborador de acordo com os objetivos estratégicos da organização.
A Qualidade Total (QT), por sua vez, está diretamente ligada a Reengenharia, haja vista que a busca pela satisfação do cliente é um ponto de análise importante nessas duas esferas.
Para manterem-se no mercado, as empresas precisam estar preparadas para se adaptar às mudanças sociais, tecnológicas e econômicas no ambiente na qual ela está inserida, de maneira satisfatória e rápida. Acarretando em vantagens competitivas diante das demais empresas do mercado.
A QT está fundamentada em dez princípios básicos:
1º - Total Satisfação dos clientes
2º - Gerência participativa
3º - Desenvolvimento dos Recursos Humanos
4º - Constância de Propósitos
5º - Busca da Melhoria Contínua
6º - Gerência de Processos
7º - Delegação
8º - Comunicação e Disseminação de Informações
9º - Garantia da Qualidade
10º - Não Aceitação de Erros
Um exemplo de programa de QT é o 5 S, que tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade Total, através da organização e da disciplina no local de trabalho. O programa recebeu esse nome devido à primeira letra de 5 palavras japonesas: Seiri (Descarte), Seiton (Arrumação), Seiso (Limpeza), Seiketsu (Higiene) e Shitsuke (Disciplina).
Seiri - DESCARTE: Separar o necessário do desnecessário. Seiton - ARRUMAÇÃO: Colocar cada coisa em seu devido lugar. Seiso - LIMPEZA: Limpar e cuidar do ambiente de trabalho. Seiketsu - SAÚDE: Tornar saudável o ambiente de trabalho. Shitsuke - DISCIPLINA: Rotinizar e padronizar a aplicação dos "S" anteriores.
Apesar de ser um programa eficiente e prático, mante-lo em funcionamento nas organizações torna-se mais complicado devido a falta de comprometimento por parte dos envolvidos no processo. É neste ponto, que a ação dos Recursos Humanos é fundamental para manter o programa, através de incentivo à prática e de conscientização dos líderes na aplicação e monitoramento do mesmo.
----
Por Luanna Matieli
Graduando em Administração, com habilitação em Gestão de Recursos Humanos - UNESC
Francisco, boa noite!
Fico contente que tenha gostado do meu post e, com isso, cedido espeço em seu tão relevante blog.
Agradeço o carinho.
À disposição sempre!
Cordialmente,
Luanna Matieli
blog.luannamatieli@gmail.com
Postar um comentário