"Queremos ser líder da América"

Por Thiago Bronzatto | 22.01.2010 | 17h48
Presidente da nova Braskem diz a EXAME que já pensa nos projetos de expansão

Mal fechou a aquisição da Quattor pela Braskem e Petrobras, o novo presidente da petroquímica Braskem, Bernardo Gradin, já faz planos de ganhar relevância no mercado internacional. Agora, segundo ele, o objetivo é consolidar a nova companhia na América. Mas, antes disso, a empresa que nasce como a oitava maior produtora de resinas do mundo terá de convencer o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sobre a importância da transação para o setor. "Um país como o Brasil, com pretensões de crescer globalmente, precisa de uma indústria de base consolidada", afirma Gradin. Veja os principais trechos da entrevista.

Portal EXAME - Ufa! Finalmente, o negócio foi anunciado. Por que demorou tanto?

Bernardo Gradin - Eram muitos detalhes que mereciam atenção redobrada. Não é fácil criar em poucos meses uma empresa do porte da Braskem. Mesmo com inúmeras reuniões, ainda precisamos resolver muitas pendências. Há uma série de processos pelos quais precisamos passar até concretizarmos a operação.

Portal EXAME - Qual é o tempo estimado para integrar a Quattor à Braskem?
Bernardo Gradin - É difícil dizer. Mas pode durar até dois anos. O desenrolar das negociações vai depender da aprovação do Cade...

Portal EXAME - E quais serão os argumentos apresentados à entidade antitruste?
Bernardo Gradin - Vamos tentar mostrar para o Cade a importância de termos uma empresa petroquímica competitiva no mercado internacional. Um país como o Brasil, com pretensões de crescer globalmente, precisa de uma indústria de base consolidada. Atualmente, representamos apenas 4% do mercado mundial. O nosso objetivo é expandir. Queremos ser líder da América e a quinta maior petroquímica do mundo inteiro.

Portal EXAME - Nesse plano de crescimento, há novas transações à vista?
Bernardo Gradin - Estamos muito interessados na América Central. Há alguns ativos interessantes para o crescimento da Braskem. Já estamos estudando novas oportunidades de expansão. Mas essa seria uma operação complexa, que demandaria um longo tempo de negociação.

Related Posts with Thumbnails

0 comentários

Postar um comentário

Indicadores / Cotação

Recados

Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Newsletter

Digite seu e-mail e receba as atualizações periódicas do Blog do ADMINISTRADOR

Blog do ADMINISTRADOR