O que é Liderança ?

Conceituamos liderança como sendo a realização de metas por meio da direção de colaboradores. A pessoa que comanda com sucesso seus colaboradores para alcançar finalidades específicas é líder. Um grande líder tem essa capacidade dia após dia, ano após ano, numa grande variedade de situações.

Por André Maurício de Souza

Um cientista pode ser influenciado por um colega de profissão que nunca viu ou mesmo que viveu em outra época. Da mesma forma, líderes religiosos são capazes de influenciar adeptos que estão muito longe e que têm pouquíssima chance de vê-los pessoalmente.

Dito isto, podemos entender a liderança como a influência interpessoal numa situação, por intermédio do processo de comunicação, para que seja atingida uma meta, ou metas especificadas. Assim, a liderança sempre envolve influência por parte do líder (influenciador) para afetar (influenciar) o comportamento de um seguidor (influenciado) ou seguidores numa situação.

Trabalhar com pessoas e com grupos é lidar diretamente com a resistência. Liderar é manejar com decisões que nem sempre agradam as pessoas, é administrar conflitos de interesses, é imprimir novas realidades, normas, procedimentos.

Assim, podemos dizer que uma pessoa está liderando quando ela está coordenando os esforços de um grupo para alcançar um objetivo comum. Por exemplo, um gerente de software pode liderar sua equipe de programadores objetivando o desenvolvimento de um novo sistema. Pois a liderança é o processo de influenciar as atividades de um grupo organizado na direção da realização de um objetivo.

Parece ficar bem evidente que a grande tarefa do líder consiste em ter a habilidade de coordenar as atividades de cada membro em particular, a fim de que atividade grupal flua de forma normal e sem interrupções, ao mesmo tempo em que se verifique um clima de harmonia no que se refere à participação de cada um.

Verifica-se com freqüência que a atuação do líder não está exclusivamente ligada a aspectos internos do grupo. A ele são atribuídas também atividades de adaptação do grupo ao meio ambiente. Cabe a ele ter sensibilidade de perceber e diagnosticar variáveis ambientais, para que possa estar habilitado a imprimir diferentes orientações ao futuro destino do grupo. Há sempre que se pensar que o subgrupo não subsiste isoladamente, independente de outros grupos.

Related Posts with Thumbnails

0 comentários

Postar um comentário

Indicadores / Cotação

Recados

Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Newsletter

Digite seu e-mail e receba as atualizações periódicas do Blog do ADMINISTRADOR

Blog do ADMINISTRADOR